Jovens cientistas apresentam suas descobertas na 5ª Femictec

Jovens cientistas apresentam suas descobertas na 5ª Femictec

A comunidade de Novo Hamburgo poderá conhecer as pesquisas e investigações que têm motivado os estudantes das Escolas Municipais na busca por conhecimento. Entre os dias 21 e 23 de setembro, a Secretaria de Educação (SMED) realiza a 5ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica, a Femictec. Os trabalhos estarão expostos na Fenac (entrada pela Rua Araxá) com visitação gratuita. A cerimônia de abertura será realizada na quinta-feira, às 13h30.

O objetivo da feira é promover a pesquisa e a investigação nas salas de aula, desde a Educação Infantil, introduzindo métodos científicos nas escolas. O evento dá a oportunidade para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino apresentem os trabalhos que são realizadas no decorrer do ano. Para definir os projetos que estarão na Femictec, as escolas realizaram, entre os meses de julho e setembro, suas próprias feiras de iniciação científica e tecnológica.

Neste ano, haverá recorde no número de exposições. Serão, ao todo, 194 trabalhos de 85 escolas municipais além de duas escolas convidadas. Cerca de 680 crianças e jovens apresentarão seus projetos durante os três dias de feira. Os temas são variados e têm relação direta com a comunidade onde estão inseridas as escolas e o interesse dos estudantes.

Brincar heurístico

As escolas de Educação Infantil participarão da Femictec com uma nova proposta. Além da apresentação de trabalhos científicos, as crianças de 0 a 3 anos realizarão experiências durante a feira no espaço destinado aos Processos heurísticos de bebês e crianças bem pequenas. O local abrigará as salas de Instalações sonoras, Linguagens expressivas, Brincar heurístico e Elementos da Natureza. Nestes ambientes, as crianças poderão investigar e aprender por meio de vivências e experimentação.

Destaque

A partir da observação dos 115 avaliadores convidados pela comissão organizadora, serão definidos os 30 trabalhos que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato e que acontecerá em outubro.  Serão selecionados 20 trabalhos de Ensino Fundamental e 10 de Educação Infantil. Os destaques serão conhecidos na cerimônia de premiação marcada para sábado, dia 23, às 10h, também na Fenac.

Programação paralela tem olimpíada, oficinas e palestra

Além da apresentação de pesquisas, outras atividades compõem a programação da V Femictec. Na quinta-feira, dia 21, às 14h30 será realizada a palestra “Leituras em contraponto: novos jeitos de ler”, com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Sueli de Souza Cagneti. Já na sexta-feira, 22, acontece a 3ª Olimpíada Municipal de Scratch. A competição reunirá estudantes do 5º ao 9º ano das escolas da cidade e terá como objetivo a utilização desta linguagem de programação gráfica.

Os estudantes que visitarem a 5ª Femictec também poderão participar de alguma das seis oficinas que previstas na programação: Encantos literários; Humm! É Saudável e gostoso!; Sombras; Arte na feira; Parcão Revitalizado: muito estudo e lazer e A Roda: Orientações para boas práticas no trânsito

Números da 5ª Femictec
85 Escolas Municipais
2 escolas convidadas
680 alunos inscritos
222 professores orientadores
196 projetos inscritos
115 avaliados
65 feiras internas nas escolas

Oficinas:
6 temáticas
24 sessões
720 alunos

Programação da 5ª Femictec
Quinta-feira, 21 de setembro
13h30 – Cerimônia de Abertura
14h30 – Palestra “Leituras em contraponto: novos jeitos de ler”
21h – Fechamento

Sexta-feira, 22 de setembro
8h – Início da visitação
13h30 – 3ª Olimpíada Municipal de Scratch
17h – Fechamento

Sábado, 13 de setembro
8h – Início da Visitação
9h30 – Cerimônia de Premiação

21 de Setembro de 2017

Outras notícias

Ver todas notícias