Reparasul é nova feira da Fenac

Reparasul é nova feira da Fenac

A Fenac promoveu na manhã desta terça-feira, 26, o lançamento da Reparasul, Feira de Autopeças e Reparação Automotiva. O evento marcado para acontecer de 12 a 15 de setembro de 2018, nos pavilhões da Fenac, atende a demanda de um setor cada vez mais valorizado nos últimos anos e que agora também poderá contar com um evento de grande porte no Sul do país. “Queremos regionalizar eventos importantes e de grande relevância e temos certeza de que a Fenac tem estrutura e capacidade para isso. Nossa localização favorece a visitação de todo país e também da América Latina” afirmou o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung. Participaram do lançamento autoridades da região, entidades do setor, imprensa e empresários da área.

Visando fortalecer essa visitação qualificada e internacional, o diretor-executivo adjunto da AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha), Dietmar Sukop, destacou o incentivo da participação de montadoras alemãs presentes no Brasil. “A Câmara vai incentivar a participação das empresas alemãs com filiais no Brasil no evento. Temos uma divisão por estados e com essa estrutura, atendemos 800 associados. Só no Rio Grande do Sul contamos com 70 empresas alemãs e muitas delas estão neste setor”, explicou. Segundo dados do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – com base em informações dos associados e oficiais dos Detrans e Denatrans, a frota de veículos em circulação está cada vez mais antiga. O setor de manutenção cresceu cerca de 7,9% no ano de 2016, quando o número de veículos circulando pelas ruas do Brasil somava mais de 42 milhões. Atualmente os proprietários têm levado em média nove anos para trocar de carro, sendo assim, 75% dos carros que circulam estão fora do período de garantia da montadora. O dado contribui para a que a manutenção passe a ser feita fora das concessionárias, abrindo oportunidade para os profissionais do setor de reparação e manutenção.

Os visitantes da Reparasul poderão entrar em contato com expositores de autopeças e sistemas, incluindo funilaria, sistemas eletrônicos, pneumáticos, de resfriamento, iluminação, segurança, elétricos, direção, suspensão e transmissão. Também será possível encontrar acessórios em geral, pneus, rodas, tuning e customização, baterias, sistemas de performance, de som e conectividade. Os expositores de reparação e manutenção apresentarão ferramentas, maquinários, elevadores, teste e medição, equipamentos para diagnóstico, funilaria e pintura. Ainda, será possível contar com serviços que envolvem a gestão, tais como consultores de negócios, bancos e financiamentos, eficiência energética, gerenciamento de frotas, sistemas de gestão e de fidelização de clientes. Entre as entidades presentes no evento de lançamento, o presidente do SINDIREPA – RS (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no estado do Rio Grande do Sul), Ênio Guido Raupp, destacou a necessidade de uma feira específica deste setor para trazer inovação, como também para qualificar a mão de obra. “Uma feira como esta incentiva a busca de conhecimento de quem trabalha com reparação automotiva”, ressaltou.

A expectativa é de que o evento gere negócios entre fabricantes, distribuidores, varejistas de autopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas de veículos leves, pesados e comerciais. Segundo o gerente de projetos e captação de recursos da Fenac, Mauro de Paula, a Reparasul deve contar, além da exposição de produtos e serviços, com espaços que promovam conhecimento técnico aos visitantes, como  uma Oficina Modelo, que  mostrará a prática do mercado, e a Arena do Conhecimento e Capacitação com informações de atualização para os profissionais do setor. Serão 10.000 m² de área de exposição comercial ocupados por cerca de 100 expositores e outros 2.300 m² que serão ocupados por atividades de geração de conhecimento.

Evento já conta com expositor confirmado

O evento de lançamento também foi oportunidade para formalizar a participação do primeiro expositor da Reparasul. Na oportunidade, Rafael Ledur, da Sun Equipamentos, assinou o contrato que garante seu espaço meio aos demais cerca de 100 expositores que devem apresentar suas novidades na feira. 

A Reparasul acontecerá de 12 a 15 de setembro de 2018, nos dias de semana das 14 às 21 horas e no sábado, das 12 às 19 horas.

Legenda foto: Paulo Cesar Mosele Calbar - ASERV (Associação Serrana de Empresas da Reparação Veicular), Márcio Jung, diretor-presidente da Fenac, Rafael Ledur - Sun Equipamentos, Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, Enio Guido Raupp, presidente do Sindirepa e Mauro de Paula, Gerente de projetos e captação de recursos da Fenac.

27 de Setembro de 2017

Outras notícias

Ver todas notícias