Fimec 27 de AGOSTO DE 2018

Fábrica Conceito produz calçado desenvolvido pelo Senai


Na Fimec, alunos da instituição irão fazer montagem e acabamento do modelo
 
 
Três versões de um sapato feminino desenvolvidas pelo Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística (IST Calçado e Logística), de Novo Hamburgo/RS, serão montadas e acabadas durante a Fimec 2019 - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. O produto, criado por uma aluna do Curso Técnico de Design, sairá de uma das cinco esteiras da Fábrica Conceito, iniciativa que produz peças em tempo real, dentro do evento, e utiliza inovações em processos, materiais e tecnologia.

A ação inédita faz parte do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019. Promover o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial frente ao setor calçadista é o objetivo da iniciativa. Por isso, a instituição ficou responsável por desenvolver um projeto de calçado próprio e produzir seus componentes. E mais: alunos do curso Aprendizagem Industrial do IST Calçado e Logística farão a montagem e acabamento do produto. “Com esta parceria, queremos dar visibilidade aos nossos alunos, além de mostrar as competências que o Senai-RS tem para desenvolver ações voltadas ao setor calçadista”, sublinha a gerente de operações do IST Calçado e Logística, Arlete Accurso.
 
A iniciativa é do IST Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente (Estância Velha/RS), Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (São Leopoldo/RS) e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (São Leopoldo/RS).
 
CALÇADO SELECIONADO
 
- A primeira etapa do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 consistiu na pesquisa e na elaboração de propostas de modelos de calçados. Para tanto, foi lançado um desafio para a criação de propostas de modelos entre os alunos do curso Técnico de Design de Calçados do IST Calçado e Logística.
 
- Um modelo feminino com solado anabela, desenvolvido por Mariana Saldanha Franz, aluna do terceiro módulo do Técnico de Design de Calçados, foi o selecionado por profissionais do mercado e professores. O produto criado pela estudante será montado e acabado na Fábrica Conceito, durante a Fimec 2019.
 
- O modelo idealizado explora o tema “Freeway, Highway”. A persona para a qual ele foi pensado é alguém de personalidade forte, da Geração Y - entre 25 aos 35 anos - e com gosto por música e moda retrô dos anos 1970 ou 1980.
 
- A proposta de Mariana foi desdobrada em três versões: a original, uma com bordado e outra com biqueira. “As três versões do calçado levam a mesma sola, o mesmo metal e a mesma vira. Porém, os materiais do cabedal são diferentes”, explica a estudante.
 
- O modelo feminino com cabedal decotado e solado anabela terá como matéria-prima principal o couro em diferentes versões de cores e estampas.
 
PROPOSTA VIÁVEL
Elenilton Gerson Berwanger, analista de serviços técnicos e tecnológicos do IST Calçado e Logística, explica que os estudantes do Técnico em Design de Calçados receberam um briefing para o desenvolvimento do modelo, sendo que a pesquisa e a definição da temática foram autorais. “Entre as observações estavam a informação sobre materiais que poderiam ser utilizados e a conciliação entre as questões criativas e técnicas de um novo projeto de calçado. Também foi levada em consideração a viabilidade da produção deste modelo pelos alunos do curso de Aprendizagem Industrial, a partir da estrutura da Fábrica Conceito.”
 
O analista acrescenta que foram apresentadas diversas propostas de modelos de calçados. “Os alunos trouxeram algumas propostas mais complexas e outras mais simples. Ou seja: um retrato do mercado, que apresenta uma variedade de produtos para atender a todas as demandas dos consumidores”, sustenta o professor.
 
FÁBRICA CONCEITO
Com a fabricação de calçados em tempo real, a Fábrica Conceito – iniciativa do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e Fenac – funciona como uma verdadeira indústria. Os visitantes da feira podem observar, de maneira muito próxima, os produtos que estão sendo produzidos, visualizando as novidades em termos de máquinas, equipamentos e processos de produção.

 
A SÉRIE
Composta por cinco reportagens, a série Indústria em Evolução demonstra o processo de desenvolvimento de um calçado. A primeira matéria veiculada, publicada nesta página, detalha a proposta de participação do SENAI na Fábrica Conceito da Fimec 2019 e apresenta o projeto que está sendo desenvolvido.
 
As demais reportagens abordarão, em ordem de veiculação: Desenvolvimento de Couros; Modelagem, Protótipos e Avaliação Técnica de Calce; Desenvolvimento de Matrizes de Solado e Injeção de Solados; Corte de Calçados e Treinamento dos Alunos para Participação na Fimec 2019.
 
A série Indústria em Evolução ilustra o projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019, desenvolvido pelas unidades Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Estas instituições atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, serviços laboratoriais e atividades educacionais (cursos aberto e treinamentos in company) nas suas diversas áreas de atuação. Contam com equipe técnica multidisciplinar altamente especializada, infraestrutura laboratorial completa, equipam entos modernos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento de projetos inovadores.


Fonte: Michel Pozzebon/Jornal Exclusivo
 

COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais movimentam Novo Hamburgo em abril
48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
Com mais de 23 mil visitantes de 36 países, feira movimentou o setor nos últimos três dias, projetando crescimento para o ano
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
Maior feira coureiro-calçadista da América Latina reúne atrações completas para impulsionar o desenvolvimento da indústria, atraindo visitantes de mais de 25 países em busca de atualização, negócios e novas parcerias
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
Com soluções para toda a cadeia produtiva da indústria do calçado, feira projeta receber 20 mil visitantes durante os três dias. Evento acontece até quinta-feira (20) na Fenac, em Novo Hamburgo
Setor coureiro-calçadista apresenta novidades e busca parcerias estratégicas na Fimec 2025
Evento acontece de 18 a 20 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS
Fenac realiza leilão de bens inservíveis nesta sexta-feira (17)
Pessoas físicas e jurídicas podem participar do ato, que terá um trator entre os itens leiloados
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.