Fimec 09 de NOVEMBRO DE 2018

Curtume 4.0 será uma das novidades para a Fimec 2019


A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) é a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local, sendo a maior da América Latina. A 43ª edição acontecerá de 26 a 28 de fevereiro de 2019 nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, no Brasil, e uma das novidades será o Curtume 4.0, iniciativa inédita que permitirá aos visitantes de diversos países a visualização da operação de um curtume durante a feira. O lançamento do espaço ocorreu nesta quinta-feira (08), durante o Fórum CSCB de Sustentabilidade, no Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente em Estância Velha/RS.

Na oportunidade, Vinícius Fonte, gestor de projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq), apresentou a iniciativa. “O Curtume 4.0 irá concentrar o que há de mais moderno e avançado para a indústria do couro, permitindo ao visitante da feira a experiência de visualizar as tecnologias e analisar todas as variáveis que compõem o processo. Essa oportunidade facilitará a análise para possíveis investimentos e implementações, a fim de melhorar o processo produtivo e os negócios, eliminando desperdícios e gerando maior rentabilidade”, destacou.

A ideia de inserir o espaço na Fimec surgiu a partir de um debate entre um grupo de empresários fabricantes de máquinas associados à Abrameq, levando em consideração a relevância do setor curtumeiro a nível mundial. “Para atrair e dar maior visibilidade às empresas, precisamos constantemente nos diferenciar e, por isso, criamos essa proposta inovadora, que é um curtume dentro da feira. Mostrar novas tecnologias e seus diferenciais é a grande missão dessa oportunidade que estaremos proporcionando aos visitantes da Fimec”, afirma Marlos Davi Schmidt, presidente da Abrameq.

O Curtume 4.0 proporcionará aos visitantes uma visão clara do processo produtivo e a correta adequação das máquinas. Os conceitos e inovações apresentados poderão ser utilizados em todos os curtumes, independente do tamanho. Para os expositores, será mais uma forma de apresentar as novas tecnologias aos visitantes. “Será a primeira vez na história que contamos com a ‘apresentação’ de um curtume dentro de uma feira, reunindo expositores com o propósito de levar conteúdo aos visitantes e demonstrar os equipamentos expostos”, reforça um dos organizadores da iniciativa, Júlio Bresolin, da Gemata do Brasil.

Para o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, a iniciativa do Curtume 4.0 atende a busca constante da Fenac em trazer novidades pertinentes aos visitantes. “A Fenac em todas as suas feiras, principalmente na Fimec, tem primado pelo conteúdo e a introdução do Curtume 4.0 faz parte dessa movimentação. Nosso objetivo é trazer mais do que informação aos visitantes, queremos proporcionar transformação através de um conteúdo qualificado”, destacou. “É um investimento que fazemos pensando em nossos visitantes, que já são focados e qualificados e, por isso, precisamos ser inovadores a cada ano para atendê-los. Com o Curtume 4.0, vamos contemplar uma parte da feira que precisa ser incentivada, buscando cada vez mais atender a cadeia coureiro-calçadista em sua totalidade”, complementou Jung.

Outro diferencial da Fimec é a Fábrica Conceito, um espaço que mostra a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. Em sua última edição, a Fimec reuniu mais de 500 expositores com público profissional e qualificado, de mais de 37 países, sendo 14 da América Latina. Uma das novidades deste ano foi o Fórum Fimec, que devido ao sucesso já está confirmado para a edição de 2019. A atividade busca gerar conhecimento sobre novas tecnologias, negócios e inovação, trazendo profissionais renomados a nível nacional e internacional.

43ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes
Data: 26 a 28 de fevereiro de 2019
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac - Novo Hamburgo/RS - Brasil


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais movimentam Novo Hamburgo em abril
48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
Com mais de 23 mil visitantes de 36 países, feira movimentou o setor nos últimos três dias, projetando crescimento para o ano
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
Maior feira coureiro-calçadista da América Latina reúne atrações completas para impulsionar o desenvolvimento da indústria, atraindo visitantes de mais de 25 países em busca de atualização, negócios e novas parcerias
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
Com soluções para toda a cadeia produtiva da indústria do calçado, feira projeta receber 20 mil visitantes durante os três dias. Evento acontece até quinta-feira (20) na Fenac, em Novo Hamburgo
Setor coureiro-calçadista apresenta novidades e busca parcerias estratégicas na Fimec 2025
Evento acontece de 18 a 20 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS
Fenac realiza leilão de bens inservíveis nesta sexta-feira (17)
Pessoas físicas e jurídicas podem participar do ato, que terá um trator entre os itens leiloados
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.