15 de JANEIRO DE 2019

Couromoda 2019 começa com clima de otimismo


Com o objetivo de apresentar ações da Fimec para o público do evento e fortalecer o relacionamento com o setor, a direção da Fenac marcou presença na Couromoda, feira que começou ontem (14) em São Paulo e abre o calendário de eventos do setor calçadista em 2019. O clima de otimismo e confiança na retomada econômica que se verifica nos corredores e estandes também se refletiu na cerimônia oficial de abertura da Couromoda 2019, realizada no final da manhã da segunda-feira, dia 14. Com a presença dos governadores de São Paulo, João Doria; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de diversas autoridades políticas e lideranças setoriais, o evento que deu início à 46ª edição da Couromoda trouxe discursos alinhados com um sentimento de melhora sensível na economia e na volta do crescimento.

O fundador e presidente da Couromoda, Francisco Santos, ressaltou a importância estratégica do complexo calçadista para o país. “Poucos são os setores da economia nacional com um cenário tão favorável a dar uma resposta imediata em duas das principais demandas do Brasil: geração de empregos e aumento das divisas”, argumentou Santos, lembrando que há capacidade ociosa na indústria. E a mesma lógica serve para o varejo de calçados.

Ele também enfatizou que o cenário internacional deve propiciar ao cluster calçadista condições de crescimento rápido. “São animadoras as perspectivas no mercado global. A política externa do Governo Bolsonaro, que prioriza a relação comercial com os países mais desenvolvidos, notadamente Estados Unidos e Europa, deve acelerar a reconquista de uma fatia maior destes mercados por parte das marcas brasileiras. Ao mesmo tempo, as negociações com os parceiros da América Latina devem ser ampliadas, neste que é uma extensão do mercado doméstico. Com a melhora externa da imagem do Brasil e do ambiente econômico e social interno, já é visível o retorno de grandes compradores internacionais, muitos deles já presentes na Couromoda”, destacou.

Por fim, Santos lembrou do peso dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul no segmento calçadista e saudou os novos governadores, João Doria e Eduardo Leite, respectivamente, que iniciam suas trajetórias dando mostras de qualidade, ousadia e inovação. “É fundamental o desempenho e a liderança do estado de São Paulo, maior centro econômico e financeiro da América Latina, agora sob a firme liderança do governador Doria, um entusiasta do setor. E uma saudação muito especial ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que vai reconduzir os gaúchos ao caminho do crescimento, com seu perfil jovem, moderno e competente, que certamente fará a diferença no governo”, finalizou.

Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se juntou ao discurso de otimismo e de confiança em novos tempos para o estado gaúcho e o Brasil. Leite garantiu que o comando executivo estadual trabalha para a reativação do setor em que os gaúchos são líderes nacionais nas exportações em termos de valores, e ficam na segunda posição em termos de produção. Para isso, o governador aposta em três pilares: redução da burocracia, dando agilidade a trâmites como licenciamentos e alvarás, por exemplo; diminuição dos custos logísticos, com investimentos em infraestrutura e busca de parcerias na iniciativa privada; e revisão do custo tributário, revendo gastos inadequados e melhorando a governança em diversos setores do estado.

“Paralelos a estas três valências, vamos apostar e dar atenção especial a qualificação da mão de obra e também restaurar a ordem e a segurança no dia a dia, valorizando os verdadeiros heróis do país, que são os investidores e empreendedores que colocam seu patrimônio pessoal em risco ao apostar em seus negócios”, concluiu Leite.

São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, iniciou seu pronunciamento com uma boa notícia: o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de Franca será mantido e, inclusive, melhorado. O instituto corria risco de ser desativado, o que gerava preocupação aos calçadistas da cidade e região. O governador paulista lembrou que a transferência da Couromoda do Rio de Janeiro para São Paulo se deu por intermédio de seu convite ao casal Francisco e Waleska Santos.

Ele adiantou que, em concordância com o Governo Federal, após reunião com o presidente Jairo Bolsonaro, será iniciado um amplo programa de privatizações no estado, com destaque para áreas como rodovias, hidrovias, aeroportos e ferrovias. “O governo tem que estar onde ele é necessário, auxiliando os menos favorecidos, mas principalmente oportunizando emprego e renda, o que de fato gera dignidade e independência para as pessoas”.

Ele declarou aberta oficialmente a feira e, logo após, concedeu uma breve entrevista coletiva, na qual garantiu que o Brasil deve crescer, ao menos, 3% neste ano. “Se a Reforma da Previdência for aprovada ainda no primeiro semestre, este incremento pode chegar a 5%. E os reflexos positivos certamente se farão sentir no setor calçadista”, arrematou.


Fonte e fotos: Couromoda
COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Feipet reunirá profissionais dos setores PET e VET a partir deste domingo (03) em Novo Hamburgo
Com a expectativa de 8 mil visitantes, feira profissional acontece na Fenac
Reparasul terá conteúdos que contemplam 100% da rotina dos reparadores automotivos
De 20 a 23 de novembro, profissionais do setor terão contato com temas como gestão de negócios, tributação, inovação, diagnóstico, estética automotiva, entre muitos outros
Reparasul reúne setor de autopeças e reparação automotiva de 20 a 23 de novembro
6ª edição da feira profissional apresenta metragem maior que no último ano. Evento acontece na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Feipet apresentará tendências e ofertará atualização profissional a cerca de 8 mil pessoas
Concurso de tosa e palestras sobre dermatologia pet, experiência do cliente e saúde da pele e da pelagem estão entre as atrações confirmadas
Sul Beleza acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro
Pela primeira vez integrando a programação da feira, um campeonato mundial reunirá 700 competidores de 10 países
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais encerram marcando o retorno das atividades da Fenac após a enchente no RS
Durante 11 dias, visitantes tiveram acesso a ofertas, lançamentos e tendências de 200 expositores e aproximadamente 500 marcas
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.