Institucional 03 de SETEMBRO DE 2025

Fenac anuncia Marlos Schmidt como diretor-presidente interino

Atual presidente do Conselho de Administração da instituição conduzirá entidade em período de transição


Nesta terça-feira (02), o Conselho de Administração da Fenac aprovou a indicação do empresário Marlos Schmidt para assumir interinamente o cargo de diretor-presidente da instituição. Schmidt já é presidente do Conselho de Administração da Fenac e foi indicado pelo prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, para conduzir a entidade neste período de transição, reforçando sua trajetória de liderança e ligação com o setor empresarial e comunitário da região.

O empresário substitui Diogo Leuck, que havia permanecido por dois meses à frente da presidência da Fenac e saiu por motivações pessoais. Neste momento, o novo diretor-presidente interino terá a missão de dar continuidade às ações, garantindo estabilidade no andamento dos projetos estratégicos da instituição.

Em sua manifestação, Schmidt agradeceu pela confiança depositada para o cargo e salientou o compromisso em dar seguimento ao planejamento institucional. “É um processo inicial de compreensão da operação, tendo que nesses primeiros dias há uma necessidade de adaptação às questões do dia a dia da empresa, compreendendo como contribuir significativamente nos processos já estruturados”, relata, lembrando que está na condição de diretor-presidente interino e que não há, neste primeiro momento, uma definição do tempo que permanecerá no cargo.

Ao falar sobre o calendário de eventos próprios das Fenac, Schmidt lembra que a próxima feira confirmada é a Loucura por Sapatos, que acontecerá de 02 e 12 de outubro. “Entendo que a equipe já está dando a intensidade, o foco e realizando as ações necessárias. Vou tentar contribuir à medida do possível nesse início de processo, mas tenho certeza que está sendo muito bem construído. Vamos trabalhar para que essa Loucura possa trazer bons resultados para a Fenac”, complementa.

O prefeito de Novo Hamburgo, por sua vez, destacou a competência e o conhecimento de Schmidt em relação à Fenac, reforçando a expectativa de uma gestão consistente durante este período. “Marlos é um profissional experiente, com amplo conhecimento da Fenac. Tenho certeza que fará um trabalho excelente durante este tempo de transição, continuando o trabalho já realizado”, destaca Finck.

 

Conheça o diretor-presidente interino

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale, Schmidt possui ampla experiência na área industrial e forte atuação em entidades representativas. Atualmente é presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (SinmaqSinos), diretor industrial da Indústria de Máquinas ERPS e vice-presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas para a Indústria de Calçados, Couro e Afins (Abrameq).

Além disso, o empresário exerce a presidência do Conselho Estratégico do The South Base (Pacto Calçadista), do Conselho Consultivo do SESI/SENAI nas regiões de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos, e do Conselho Consultivo do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Novo Hamburgo. Também integra comitês estratégicos, como: o Comitê de Educação e Cultura da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, o Comitê de Governança da Rede RS Indústria 4.0 e Movimento do Vale Inovador (MOVI), além do Comitê Municipal de Desburocratização e Simplificação de Novo Hamburgo.

 

Pedido de exoneração e transição na gestão

A mudança na presidência da Fenac aconteceu em razão do pedido de exoneração apresentado por Diogo Leuck, que havia assumido a instituição em junho deste ano. Ele explica que a decisão foi motivada por compromissos pessoais e profissionais, que exigem sua dedicação integral junto à empresa da família. “Essa necessidade surgiu nos últimos dias e não posso fazer as duas funções neste momento. Lamento ter de sair tão repentinamente da Fenac. Estou totalmente à disposição para fazer essa transição junto ao Marlos, nome indicado pelo prefeito e validado pelo Conselho. Eles podem contar sempre comigo!”, afirma.

O prefeito também aproveitou para agradecer a Diogo Leuck pela dedicação nos meses em que esteve à frente da Fenac, desejando-lhe sucesso em seus próximos desafios profissionais. “Nosso agradecimento ao Diogo e sucesso em sua nova jornada”, comenta.

 

Sobre a Fenac: é uma sociedade de economia mista e tem como atividade principal sediar e promover eventos de diferentes portes e setores, com o objetivo de gerar negócios e movimentar a economia regional, estadual e nacional. Com uma equipe qualificada, a Fenac conta com experiência tanto na locação dos pavilhões quanto na promoção de eventos. Localizado de forma estratégica em Novo Hamburgo, o centro de eventos fica na região metropolitana de Porto Alegre/RS, às margens da BR-116, 35km do Aeroporto Internacional Salgado Filho e menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires. São 36.399 m² de área construída, mais de 30 mil m² de área de exposição totalmente climatizados, com estacionamento para mais de 2 mil carros. A Fenac ainda é a maior promotora de eventos com pavilhões próprios do Brasil.

 


COMPARTILHAR:
OUTRAS NOTÍCIAS
Feipet arrecada mais de uma tonelada de ração durante três dias de feira
Ação solidária mobilizou visitantes e empresas expositoras durante o evento
Feipet encerra edição de 2026 impulsionando negócios nos mercados pet e veterinário
Feira reuniu cerca de 9 mil visitantes de todo o país em três dias de qualificação, networking e oportunidades para o setor
Feipet reforça papel como espaço de atualização profissional no segundo dia de programação
Conteúdos voltados à medicina veterinária, gestão e experiência do cliente movimentaram o VET360 nesta segunda-feira (8). Evento segue até amanhã, terça-feira (9), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS
Feipet 2026 reúne mercado pet e veterinário em três dias de oportunidades e atualização
Evento iniciou neste domingo (7) em Novo Hamburgo com programação técnica, exposição de marcas e atrações voltadas ao desenvolvimento do setor
Estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo terá evento especial na Fenac, em Novo Hamburgo
Fun Fest Resenha contará com atrações musicais e transmissão de Brasil x Marrocos em telão gigante no dia 13 de junho
Feipet começa neste domingo (7) com negócios, conhecimento e inovação para o mercado pet e veterinário
Feira profissional acontece até terça-feira (9), na Fenac, em Novo Hamburgo, com palestras, exposição de marcas, networking e os 10 anos do Campeonato Groom Sul
NEWSLETTER

As experiências que
acontecem na Fenac, agora,
na sua caixa de e-mail.

Cadastre seu e-mail e conecte-se com a gente.