Fimec 08 de MARÇO DE 2023

Fimec apresenta inovações e tendências ao setor coureiro-calçadista

Feira profissional acontece até amanhã (09), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

Em busca de novidades, negócios e conexões, milhares de profissionais do setor coureiro-calçadista já passaram pelos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, nos últimos dois dias. A 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) segue até amanhã (09), das 13 às 20 horas, apresentando inovações das diferentes etapas do processo calçadista, incluindo couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas e tecnologia. O acesso à feira profissional é gratuito.

O sucesso do público e a presença de estrangeiros nos dois dias de feira foram pontos destacados por Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, promotora da feira. “Eu me surpreendi com a quantidade de visitantes nos dois primeiros dias, pois já superamos o público final da última edição da Fimec, em 2022. Eu não tenho dúvidas que é a melhor feira dos últimos tempos!”, avaliou. “É uma feira internacional, marcada por estrangeiros, já que muitos idiomas estão sendo falados nos corredores e estandes da Fimec. Isso nos mostra que os visitantes estão querendo fazer negócio com o Brasil, levando maquinário e matéria-prima para expandir suas empresas”, complementou Jung

Entre os mais de 350 expositores desta edição, está a Impex, que possui 30 anos de história e participa da Fimec desde o início da empresa. “Sempre mantivemos o mesmo espaço e até aumentamos. É a feira mais importante para nós, porque nosso foco é o setor calçadista”, contou Cesar Salomão Schaffer, diretor da marca. Ao falar sobre o resultado dos dois primeiros dias, Schaffer explicou que está acima da expectativa. “Encontramos um público qualificado e tomador de decisão, tanto que já batemos a nossa meta aqui, fazendo bons negócios. Várias máquinas sairão da feira vendidas, o que é importante e mostra que o mercado continua aquecido, como já estava nos últimos dois anos”, avaliou.

Além de diversas marcas que apostam na Fimec como uma vitrine, o evento atrai visitantes de todo o mundo em busca de novos fornecedores e novidades do setor. Entre os profissionais desta edição está uma comitiva de 16 empresários do setor da cidade de Cúcuta, na Colômbia, em uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do município. O secretario Mauricio Fernando Aguas Sánchez e a representante Michell Carvajal explicaram que a comitiva é composta por empresários de diferentes áreas do setor calçadista. “Eles estão em busca de tendências em insumos, máquinas, inovação e tecnologia, já que Fimec e Novo Hamburgo são uma referência neste aspecto para a Colômbia, oferecendo novidades em primeira mão”, “Estamos aqui para seguir crescendo e posicionar Cúcuta como uma cidade referência no polo calçadista”, explicou Michell.

Os representantes ainda destacaram que a experiência dos empresários está sendo positiva e satisfatória, com a possibilidade de comprar produtos para mostrar em Cúcuta, além de conseguir gerar alianças comerciais diretas com fornecedores do setor, diferente do que ocorre na Colômbia, onde são parcerias através de intermediários comerciais. “É uma troca muito significativa, não somente para a cidade de Cúcuta, mas para a Colômbia e os países vizinhos, que também serão beneficiados”, avaliou o secretário Sánchez

Rastreabilidade em pauta no Fórum CICB de Sustentabilidade

Além de gerar negócios e apresentar novidades, a Fimec também proporciona conhecimento aos visitantes. Na tarde desta quarta-feira (08) ocorreu o Fórum CICB de Sustentabilidade junto à programação da feira, com o tema “Caminhos para a rastreabilidade”. Ao longo da tarde, profissionais puderam acompanhar debates sobre as ferramentas e soluções já disponíveis no mercado para rastrear matérias-primas e insumos da indústria do couro. O evento foi realizado pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Último dia terá palestra com Roberto Argenta e espaços de experiência

Além dos tradicionais espaços da feira, na programação do último dia de Fimec, às 14 horas, está prevista a palestra “O Segredo do Sucesso” com o pré-lançamento do Programa LIDER, momento conduzido por Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio. A atividade é gratuita.

Outra atração da feira que se estende até o último dia é a tradicional Fábrica Conceito, projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial. Com uma fábrica instalada no interior do evento, produzindo calçados em tempo real, a ação apresenta a aplicabilidade dos processos tecnológicos e das soluções que estão sendo expostas na feira. Neste ano e pela primeira vez na história da ação, a Fábrica Conceito apresenta cinco linhas de trabalho, com a produção simultânea de calçados infantis, masculinos, femininos e de segurança.

Além disso, os visitantes também podem conferir de perto as tendências apresentadas no Estúdio Fimec. Conhecido como um ambiente de pesquisa, os visitantes do local podem conferir de perto o resultado de um amplo estudo voltado ao comportamento que pauta produto. Nesta edição, a atração reúne os conceitos de sustentabilidade, digitalização, frugalidade e conforto, com expositores demonstrando produtos e materiais, além de softwares de desenvolvimento e espaços com informação e conteúdo da área.

SERVIÇO

Evento: 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 07 a 09 de março 2023

Horário: 13 às 20 horas

Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Credenciamento: antecipe o credenciamento pelo site: www.fimec.com.br. Credenciamento gratuito para profissionais do setor. Feira profissional - proibido o acesso de menores de 14 anos.

Realização: Fenac Experiências Conectam

Patrocínio: a feira é apresentada por Sicredi Pioneira e conta com patrocínio de Covestro, Transduarte, Henkel e Formas Kunz.

Apoio: Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC, Sebrae/RS e SITERGS.